quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Dominó da Adição




       Amores e amoras, neste dominó vamos trabalhar a adição. No entanto pode ser elaborado também com a subtração, multiplicação e a divisão de acordo com as dificuldades da turma ou conteúdo que esta sendo trabalhado.

Objetivo Pedagógico:

Explorar a adição, a observação e concentração, o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e de estratégias de jogo.

Material necessário:

E.V.A, tesoura e pincel atômico. Medir e recortar retângulos de E.V.A medindo 8 cm x 3 cm e construir as 28 peças que compõe um jogo de dominó substituindo os números por uma soma e resultados, como na figura abaixo:

Objetivo do jogo:


Livrar-se das peças antes de seu(s) adversário(s).

Como jogar:

Em grupos de dois a quatro alunos, deve-se misturar as peças e cada jogador pega duas peças. As restantes ficam em cima da mesa com a face voltada para baixo. Os integrantes do grupo podem escolher o critério para decidir quem inicia o jogo. O primeiro a jogar coloca uma de suas peças na mesa. O próximo jogador deve colocar uma peça com adição correspondente ao resultado ou vice versa, junto a peça do colega. Caso ele não tenha uma peça que sirva deve pegar uma das que estão viradas sobre a mesa, caso não sirva, deve misturar e deixar na mesa. Repetir o jogo até encontrar uma que sirva. Ganha o jogador que terminar com as peças da mão antes do(s) adversário (s).



9 comentários:

  1. A figura acima,demonstrando as peças do jogo, contém apenas 27 peças, com isto o jogo trava e não há como finalizar. Qual peça esta faltando?

    ResponderEliminar
  2. Consegui fazer o jogo fechar, inclui uma peça com 10+8 / 14.

    ResponderEliminar













  3. adorei esta pagina, possui muitas criatividades. Parabéns

    ResponderEliminar
  4. Cleidimar Santos Morais Nunes28 de maio de 2017 às 10:32

    Bom dia! Amei este jogo e aplicarei nas oficinas de Alfabetização que realizo com as familias da escola que trabalho! Parabéns pelo seu trabalho e obrigada!

    ResponderEliminar
  5. Qual a peça que começa esse jogo gente? já tentei de todas as formas e nunca da certo. Está faltando peça parece.

    ResponderEliminar
  6. Qual peça está faltando? Não consigo finalizar.Tem apenas 27 e tem que ter 28.

    ResponderEliminar