sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Violência na escola





Queridos, a charge apresenta um dos problemas enfrentados na escola atualmente. Mesmo com formação superior e experiência, os professores enfrentam um problema em sala de aula com o qual não sabem lidar: a violência da região onde a escola se localiza e que atravessa o muro das escolas. Fonte: http://www.pedagogia.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=53
Atualmente a violência nas escolas tem preocupado o poder público e toda sociedade, principalmente, pela forma como esta tem se configurado. O conflito e violência sempre existiram e sempre existirão, principalmente, na escola, que é um ambiente social em que os jovens estão aprendendo a conviver com as diferenças, a viver em sociedade.
O grande problema é que a violência vem aumentando a cada dia. E isso nos assusta. Os professores estão angustiados, com medo, nunca se sabe o que pode acontecer no cotidiano escolar; os pais, preocupados. Os jornais estão sempre noticiando situações de violência nas escolas, as mais perversas.
A não aceitação das diferenças, também, ocorre na escola como instituição, com seus próprios professores, funcionários e com os próprios alunos. Essa uniformização do diferente, é feita com violência, em todos os casos. E esse comportamento institucional, gera violência.
A escola é o primeiro ambiente social que a criança experimenta, antes disso, ou seja, na socialização primária é praticamente restrito a família, igrejas, vizinhos. É na escola, aonde ele vai, realmente, experimentar um ambiente social – lá ele vai aprender a conviver com as diferenças e constituir um ser para si. Esse ser é para a sociedade.
Por isso, hoje, embora muitos não percebam, é fundamental tratar a violência na escola como um trabalho de conscientização quanto ao que estamos fazendo com nosso presente, mas, acima de tudo, com o que nele se planta e define o rumo futuro. Para isso, é preciso reestruturar nossa capacidade de diálogo e propor um novo projeto de sociedade no qual o bem de todos esteja realmente em primeiro lugar. 




 

Sem comentários:

Enviar um comentário