terça-feira, 6 de novembro de 2012

'Stop' Ortográfico



Aqui seguimos o tradicional jogo de "Stop" porém as letras sorteadas são substituídas por determinadas consoantes e correspondências entre fonema e letra (ex.: “fonema /s/ representado por letra ç”; “fonema /z/ representado por outra letra que não seja o z” etc.).


 Objetivo:

  • Analisar as regras ortográficas.
  • Desenvolver no aluno o sentido de que escrever é reescrever. 
  • Despertar no aluno o interesse pela escrita.

Material:

Folhas impressas abaixo:


LETRA/
FONEMA
NOME
ANIMAL
FRUTA
CIDADE/ESTADO
OBJETO

S





SS





S (com som de z)





Ç





Z





X(com som de z)







LETRA/
FONEMA
NOME
ANIMAL
FRUTA
CIDADE/ESTADO
OBJETO

R





RR





L





U





H





M





N







Como jogar:

  • Cada aluno deverá receber uma ficha como esta acima;
  • Ao sinal do professor os alunos deverão preencher a ficha;
  • O professor faz as correções junto aos alunos;
  • Cada acerto vale dez pontos. 
  • Os alunos devem somar seu pontos;
  • Ganha o jogo o aluno que fizer maior número de pontos.


Vale lembrar que ortografia é a parte da língua responsável pela grafia correta das palavras e por isso é necessário trabalhá-la de uma maneira intensa e ativa nos alunos, já que se percebe grande dificuldade nesse aspecto.

Beijo, beijo

Lauandah Antunes

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