Aqui seguimos o
tradicional jogo de "Stop" porém as letras sorteadas
são substituídas por determinadas consoantes e correspondências entre
fonema e letra (ex.: “fonema /s/ representado por letra ç”; “fonema /z/
representado por outra letra que não seja o z” etc.).
Objetivo:
- Analisar as regras ortográficas.
- Desenvolver no aluno o sentido de que escrever é reescrever.
- Despertar no aluno o interesse pela escrita.
Material:
Folhas impressas abaixo:
LETRA/
FONEMA
|
NOME
|
ANIMAL
|
FRUTA
|
CIDADE/ESTADO
|
OBJETO
|
S
|
|||||
SS
|
|||||
S (com
som de z)
|
|||||
Ç
|
|||||
Z
|
|||||
X(com som de z)
|
LETRA/
FONEMA
|
NOME
|
ANIMAL
|
FRUTA
|
CIDADE/ESTADO
|
OBJETO
|
R
|
|||||
RR
|
|||||
L
|
|||||
U
|
|||||
H
|
|||||
M
|
|||||
N
|
Como jogar:
- Cada aluno deverá receber uma ficha como esta acima;
- Ao sinal do professor os alunos deverão preencher a ficha;
- O professor faz as correções junto aos alunos;
- Cada acerto vale dez pontos.
- Os alunos devem somar seu pontos;
- Ganha o jogo o aluno que fizer maior número de pontos.
Vale lembrar que
ortografia é a parte da língua responsável pela grafia correta das palavras e
por isso é necessário trabalhá-la de uma maneira intensa e ativa nos alunos, já
que se percebe grande dificuldade nesse aspecto.
Beijo, beijo
Lauandah Antunes
Sem comentários:
Enviar um comentário