terça-feira, 20 de novembro de 2012

Ideia criativa - Eggcubism: arte em caixas de ovos

Da próxima vez que você colocar seu lixo pra fora, observe bem, pois você pode estar jogando o que pode se transformar em uma pequena obra de arte. Da uma olhadinha nas imagens abaixo e irá entender do que estou falando.


O principal objectivo do caixa de ovos é guardar os ovos  e depois onde é jogado no lixo,  encaminhados  para reciclagem ou com a ajuda de alguns pessoas criativas, se transforma em porta-bijuterias, bandejas, camas de gato, flores, moldes, luzes e criaturas de todos os tipos. Encontrar uma segunda vida para uma caixa de ovos nunca foi um problema, mas usá-lo como uma tela para pintar retratos e padrões  nunca me ocorreu até me deparei com a obra de Enno de Kroon . Seus "Eggcubist" retratos jogam com a percepção de quem vê, parecendo estranhamente deformado por causa das ondulações da caixa.

O artista holandês Enno de Kroon ganhou destaque no mundo cubista depois que pintou caixas-de-ovos... Até ganhou um nome para a arte: Eggcubism!
Enno de Kroon achou que suas caixas de ovos vazias não era lixo. O artista holandês fez da peça quadrada que servia para acomodar ovos de galinha sua tela de pintura. Eggcubism é como o Enno de Kroon intitula sua arte.
Inspirado nos gênios Pablo Picasso (1881 – 1973) e Georges Braque (1882 – 1963), Enno de Kroon revisita o cubismo trazendo diversas perpectivas de olhar suas pinturas.
A irregularidade do formato da caixa de papelão dá um efeito tridimensional ao quadro de Kronn, tornando suas pinturas mais interessantes. Pois se observa uma imagem diferente a cada ângulo que se olha para o caixa de ovos pintada. Confira mais peças do artista holandês:

arte em caixa de ovos eggcubism

A vantagem de uma tela de embalagem de ovos, no entanto, é que ele tem uma aparência diferente, dependendo da perspectiva. 

É fácil de pintar  e  é uma ótima ideia para executar com as crianças nas aulas de artes, além de conscientizá-las sobre a importância da reciclagem. Proponha padrões e formas mais simples e mais fácil de se trabalhar como o da imagem abaixo.


Elas podem fazer primeiro um esboço em um folha  e em seguida escolher algumas cores vibrantes e começar a pintar. O resultado é impressionante e pode ser usado para decorar paredes, ou para guardar objetos, brinquedos pequenininhos, brincos...

Material

  • caixa de ovos
  • tintas e pincéis
Pessoal eu adorei essa ideia e já guardei uma caixa de ovos pra pintar uma!
E vocês, o que acharam??

Beijo, beijo

Lauandah Antunes

Fonte: http://1800recycling.com/2010/09/eggcubism-art-recycling-egg-cartons/

1 comentário: