quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Dislexia - Fique por dentro!


A Dislexia é um transtorno genético e hereditário de origem neurobiológica, que se caracteriza pela dificuldade do indivíduo em decodificar símbolos, ler, escrever, soletrar, compreender um texto, reconhecer fonemas, exercer tarefas relacionadas à coordenação motora; e pelo hábito de trocar inverter omitir ou acrescentar letras/ palavras ao escrever. Não tem como causa falta de interesse, de motivação, de esforço ou de vontade, como nada tem a ver com sensibilidade visual ou auditiva como causa primária. Dificuldades no aprendizado da leitura, em diferentes graus, é característica evidenciada em cerca de 80% dos disléxicos. 
Esse transtorno, porém tem seu lado bom: Indivíduos disléxicos possuem a área lateral-direita do cérebro mais desenvolvida que a de pessoas que não possuem essa síndrome, tendo geralmente, por tal motivo, mais facilidade em questões relacionadas à criatividade, solução de problemas, mecânica e esportes.
Infelizmente, muitas instituições de ensino ainda estão despreparadas em relação às particularidades dos alunos e muitas vezes acabam criando e reforçando marcas/rótulos e esse comportamento contribui de forma expressiva para a evasão escolar.
O diagnóstico consiste na análise do paciente, geralmente por uma equipe multidisciplinar (psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogo, etc.) excluindo outras possíveis causas. Esta avaliação permite que o acompanhamento seja feito de forma mais eficaz, já que leva em conta suas particularidades individuais. O tratamento embora não seja capaz de curar o paciente, o auxilia quanto às suas limitações, permitindo uma melhora progressiva, e evitando assim que sofra problemas sérios relacionados à autoestima e socialização.
É muito importante que se estabeleça um diagnóstico precoce, evitando assim que sejam atribuídos aos portadores dos transtorno rótulos depreciativos, refletindo negativamente em sua autoestima e projeto de vida.
Segundo o Dr. Drauzio Varella algumas dificuldades que as crianças podem apresentar durante a alfabetização só ocorrem porque são pequenas e imaturas e ainda não estão prontas para iniciar o processo de leitura e escrita. Se as dificuldades persistirem, o ideal é encaminhar a criança para avaliação por profissionais capacitados;
Dislexia pessoal, antes de qualquer definição, é um jeito de ser e de aprender; reflete a expressão individual de uma mente, muitas vezes astuta e  genial, mas que aprende de maneira diferente...
Beijo, beijo
Lauandah Antunes

Sem comentários:

Enviar um comentário