A Dislexia é um transtorno genético e hereditário de origem
neurobiológica, que se caracteriza pela dificuldade do indivíduo em decodificar
símbolos, ler, escrever, soletrar, compreender um texto, reconhecer fonemas, exercer tarefas relacionadas à coordenação
motora; e pelo hábito de trocar inverter omitir ou acrescentar letras/ palavras
ao escrever. Não tem como causa falta de interesse, de motivação, de esforço ou
de vontade, como nada tem a ver com sensibilidade visual ou auditiva como causa
primária. Dificuldades no aprendizado da leitura, em diferentes graus, é
característica evidenciada em cerca de 80% dos disléxicos.
Esse transtorno, porém tem
seu lado bom: Indivíduos disléxicos possuem a área lateral-direita do cérebro
mais desenvolvida que a de pessoas que não possuem essa síndrome, tendo
geralmente, por tal motivo, mais facilidade em questões relacionadas à
criatividade, solução de problemas, mecânica e esportes.
Infelizmente, muitas instituições
de ensino ainda estão despreparadas em relação às particularidades dos alunos e
muitas vezes acabam criando e reforçando marcas/rótulos e esse comportamento
contribui de forma expressiva para a evasão escolar.
O diagnóstico consiste na
análise do paciente, geralmente por uma equipe multidisciplinar (psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogo, etc.) excluindo
outras possíveis causas. Esta avaliação permite que o acompanhamento seja feito
de forma mais eficaz, já que leva em conta suas particularidades individuais. O
tratamento embora não seja capaz de curar o paciente, o auxilia quanto às suas limitações,
permitindo uma melhora progressiva, e evitando assim que sofra problemas sérios
relacionados à autoestima e socialização.
É muito importante que se
estabeleça um diagnóstico precoce, evitando assim que sejam atribuídos aos
portadores dos transtorno rótulos depreciativos, refletindo negativamente
em sua autoestima e projeto de vida.
Segundo
o Dr. Drauzio Varella algumas dificuldades que as crianças podem apresentar durante
a alfabetização só ocorrem porque são pequenas e imaturas e ainda não estão
prontas para iniciar o processo de leitura e escrita. Se as dificuldades
persistirem, o ideal é encaminhar a criança para avaliação por profissionais
capacitados;
Dislexia
pessoal, antes de qualquer definição, é um jeito de ser e de aprender; reflete
a expressão individual de uma mente, muitas vezes astuta e genial, mas que aprende
de maneira diferente...
Beijo, beijo
Lauandah
Antunes
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