sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Um pouquinho de Jean Piaget


Boa tarde queridos!
Que tal um pouco de Jean Piaget? 

Pra quem não conhece, Jean Piaget (1896-1980) foi o nome mais influente no campo da educação durante a segunda metade do século 20, a ponto de quase se tornar sinônimo de pedagogia. Não existe, entretanto, um método Piaget, como ele próprio gostava de frisar. Ele nunca atuou como pedagogo. Antes de tudo, Piaget foi biólogo e dedicou a vida a submeter à observação científica rigorosa o processo de aquisição de conhecimento pelo ser humano, particularmente a criança.

Piaget desenvolveu sua teoria partindo da curiosidade a respeito do desenvolvimento da inteligência e iniciou seus estudos observando e analisando o comportamento de seus próprios filhos e crianças de sua comunidade. 

Ao intitular sua teoria como Epistemologia Genética, isto é, o estudo da forma como o conhecimento é adquirido, Piaget descreveu que o conhecimento surge a partir da construção do sujeito interagindo espontaneamente com o meio. Descobriu que a capacidade de conhecimento da criança passa por etapas e vai sendo aperfeiçoada a medida em que vai passando de uma etapa para outra.Piaget intitulou estas etapas de “períodos do desenvolvimento”: sensório-motor (0 a 2 anos),pré-operatório (2 a 7 anos), operatório concreto (7 a 11 ou 12 anos) e o operatório formal (11 ou 12 anos em diante).

Baseada nesta teoria surge a proposta de ensino construtivista que propõe uma aprendizagem onde o sujeito constrói seu próprio conhecimento interagindo com objetos e outros sujeitos.

Piaget revolucionou o modo de encarar a educação de crianças ao mostrar que elas não pensam como os adultos e constroem o próprio aprendizado. Educar, para ele, é "provocar a atividade", isto é, estimular a procura do conhecimento. O professor não deve pensar no que a criança é, mas no que ela pode se tornar.
Beijo, beijo
Lauandah Antunes



Sem comentários:

Enviar um comentário