sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Inclusão Educacional


 A Educação Inclusiva é um Processo em que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular. Trata-se de uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam à diversidade de alunos. É uma abordagem humanística, democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades, tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos. 

A filosofia da inclusão defende uma educação eficaz para todos, sustentada em que as escolas, enquanto comunidades educativas devem satisfazer as necessidades de todos os alunos, sejam quais forem as suas características pessoais, psicológicas ou sociais (com independência de ter ou não deficiência). Trata-se de estabelecer os alicerces para que a escola possa educar com êxito a diversidade de seu alunado e colaborar com a erradicação da ampla desigualdade e injustiça social."
(SANCHEZ, 2005).

Fala-se constantemente sobre a inclusão dentro das escolas, o que não é uma tarefa fácil. A maioria dos estabelecimentos de ensino regular, assim como os profissionais da educação, não esta suficientemente preparada para receber alunos especiais.

A inclusão de crianças e jovens com necessidades educacionais especiais (NEE) na Educação Básica tem gerado muita polêmica no país. Existem os que pensam ser mais adequado os estudantes com deficiência frequentarem somente escolas especiais enquanto as instituições regulares não estiverem preparadas para atender às suas particularidades. Da mesma forma há defensores das classes regulares como o melhor lugar para que eles aprendam os conteúdos curriculares e convivam com os demais alunos. As políticas brasileiras vêm empenhando-se na segunda opção, e a experiência da última década aponta que a inclusão ocorre de fato quando todos frequentam as mesmas salas de aula. Incontestavelmente  para que essa prática se traduza em ganhos efetivos, são necessários investimentos essenciais em infraestrutura e na contratação e na formação de profissionais, lacunas ainda não preenchidas totalmente. Segundo o Ministério da Educação (MEC), há 200 mil crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais (NEE) fora das salas de aula. A situação está bem distante da ideal, mas admite-se que o processo ainda está em andamento.


Qual o opinião de vocês sobre o assunto?

Deixe seu comentário!!

Beijo, Beijo

Lauandah Antunes



Sem comentários:

Enviar um comentário