domingo, 28 de outubro de 2012

Bullying



     Uma das causas da violência entre alunos na escola - seja simbólica, psicológica ou física - é o fenômeno bullying.
   Bullying é uma palavra inglesa que ainda não tem uma definição única em português, se refere a atitudes ameaçadoras em que as principais vítimas são crianças e adolescentes. Em muitos casos, o bullying acontece por meio de agressões físicas, de atos praticados que ferem fisicamente, como: empurrões, brincadeiras que machucam, chutes, etc. Entretanto também pode ser verbal. Existem atitude que magoam e machucam tanto quanto as agressões físicas: as chamadas de agressão verbal. Esta consiste em ameaçar ou intimidar alguém; excluir,humilhar por qualquer motivo; discriminar por cor, raça ou sexo; falar mal sem motivos, etc. Agressões verbais são mais comuns do que agressões físicas e, na escola, elas ocorrem com bastante frequência. Em muitos casos, as vítimas se sentem envergonhadas ou inseguras em denunciar.
    É muito importante compreender como acontecem as práticas de bullying, seja na escola ou em qualquer lugar que frequentamos. Saber mais sobre o assunto ajuda a identificar as situações para que possamos denunciá-las.
    Todos nó podemos nos envolver com práticas de  bullying, mesmo contra nossa vontade. Neste caso podemos ser agressores, as vítimas ou as testemunhas. Entenda um pouco o perfil de cada um:
  • O agressor: é a pessoa que pratica bullying e normalmente quer ser visto como "popular" pelos colegas da escola. Em muitos casos se sente o poderoso e satisfeito em       provocar o sofrimento do outro. 
  • A vítima: É muito comum que vítimas de bullying não reconheçam que sofrem esse tipo de agressão. Não há uma regra, mas na maioria dos casos, as vítimas tendem a ser mais frágeis que o agressor e geralmente, possuem características que os diferenciam da maioria de seus colegas da turma, o que pode motivar ainda mais a prática de bullying.
  • As testemunhas: Todos nós podemos testemunhar práticas de bullying. De forma geral, elas são as pessoas que convivem com a violência ou presenciam ações de violência, física ou verbal.
          Assista a essa Charge de Maurício Ricardo para a campanha contra o Bullying:


   Essa prática, cada vez mais frequente, pode causar sérios danos emocionais em uma criança ou adolescente. A rejeição, que leva a tristeza, que gera o isolamento, se não tomada as medidas necessárias, pode mudar para sempre a vida da vítima.

O que você pensa sobre o assunto? Deixe seu comentário!

Beijo, beijo

Lauandah Antunes



Sem comentários:

Enviar um comentário