Nos primeiros dias de aula, o professor alfabetizador tem uma tarefa
imprescindível: descobrir o que cada aluno sabe sobre o sistema de escrita. É a
chamada sondagem inicial (ou diagnóstico da turma), que permite identificar
quais hipóteses sobre a língua escrita as crianças têm, com isso, adequar o
planejamento das aulas de acordo com as necessidades de aprendizagem.
A sondagem não é um momento para ensinar conteúdos e, sim, para o aluno
mostrar ao professor o que pensa sobre o sistema alfabético de escrita.
Portanto o único objetivo dessa atividade é fazer com que os alunos escrevam da
maneira como acreditam que as palavras devem ser escritas.
As atividades realizadas pelos alunos, individualmente, e as
respostas dadas por eles, durante as intervenções, que o professor realiza são
informações importantes para que possa acompanhar a aprendizagem de cada um em
relação ao sistema de escrita. Vale dizer que acompanhar a aprendizagem dos
alunos é uma tarefa permanente, o que não significa apenas diagnosticar, mas
intervir, trabalhar sistematicamente e avançar no processo de aprendizagem, não
devendo acontecer apenas em alguns meses do ano.
A “Parlenda do Jacaré” a seguir,
é um instrumento que permite ao professor, se aplicado conforme as orientações,
isto é, possibilitando ao aluno fazer as atividades, individualmente, sem a
ajuda do professor, retratar o momento da aprendizagem em que o aluno se
encontra. O que ele sabe e como sabe são informações importantíssimas para quem
ensina, porque só assim o professor poderá fazer a intervenção pedagógica com a
segurança de quem oferece o ensino no momento certo, e possibilita o
prosseguimento na aprendizagem com bases garantidas.
Esta é uma atividade de leitura
e escrita que envolve, num primeiro momento, a produção do aluno sem o apoio de
outras fontes escritas. Pode ou não envolver a escrita de frases simples. É uma
produção escrita do aluno que deve, necessariamente, ser seguida da solicitação
de sua leitura. É por meio da leitura em voz alta pelo aluno que o professor
terá condições de observar qual a relação que o aluno estabelece entre o que lê
em voz alta e o que escreve.
É importante, também, nesta
etapa, escolher um texto de gênero familiar, contendo mais ou menos seis
linhas, como nesse caso a parlenda e propor aos alunos que façam a leitura
individual para saber o que eles já sabem sobre a leitura, sendo, portanto, uma
estratégia que ajudará o professor no planejamento da intervenção pedagógica da
sua turma.
TRABALHANDO
COM OS DESCRITORES
TEXTO: PARLENDA DO JACARÉ
D3. Diferenciar letras de
outros sinais gráficos como os números
D4. Conhecer as direções e o
alinhamento da escrita
Solicitar ao aluno a escrita do
nome e data para o trabalho com os descritores:
D5 Identificar, ao ouvir uma
palavra, o número de sílabas (consciência silábica)
Quantas sílabas possui a palavra
CADEIRA
D6 Identificar sons de
sílabas (consciência fonológica e consciência fonêmica)
Identificar as palavras do texto
que terminam com o mesmo som
D7Compreender a função de
segmentação de espaços em branco na delimitação de palavras em textos escritos.
Quantas palavras tem a primeira
frase do texto? R. 04 palavras
D8 Ler Palavras
Circule no texto a palavra COMADRE
D9 Ler pequenos textos
Leitura do texto
D12 Inferir informações em textos
O que você entende por ESBORRACHOU?
D13 Identificar assunto de
texto
Qual o assunto do texto. O texto
fala de que? (a ideia central do texto)
D14. Formular hipóteses
Leitura do Título
De qual assunto este título se
refere
D23 Identificar gêneros
textuais diversos
Que tipo de texto é esse (Gênero
Textual)
D24 Reconhecer a
finalidade de gêneros textuais diversos
Para que serve o gênero textual parlenda?
D25 Escrever palavras
Escreva nas linhas abaixo os
nomes dos desenhos
D26 Escrever frases
De acordo com imagem escreva uma
frase ou texto
O jacaré mora na lagoa.
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