Pessoal, é difícil ver
uma criança que não goste de galinha pintadinha não mesmo? Partindo daí, segue
abaixo uma sequencia didática da Galinha pintadinha e sugestões de atividades
para trabalhar com a quadrinha.
Distribuir a quadrinha (texto) para cada aluno: Pedir para que leiam.
Ir de carteira em
carteira para ouvir a leitura e marcar discretamente no canto da folha: LF –
Lê com fluência , LSF – Lê sem fluência, LS - Lê silabando, NL- Não lê
Durante a leitura
faça algumas perguntas referentes ao texto como: Qual o nome da galinha? Quem ficou doente? O que os pintinhos foram
fazer?...
1º. Momento: PEDIR PARA OS ALUNOS:
* Grifar/Colorir as
palavras GALINHA, PINTADINHA, CARIJÓ,
PALETÓ. Perguntar o que estas palavras têm em comum. (Deixar que eles
concluam que elas “terminam iguais” ou que “combinam”). Perguntar qual nome se
dá para essa “combinação”. Se for necessário, explicar que o que são rimas. Ao
verificar que todos entenderam propor aos alunos que criem novas rimas a partir da palavra
selecionada;
* pintar de vermelho
os espaços entre as palavras do texto.
* fazer um círculo
na 1ª e na última palavra da quadrinha;
* contar quantas
palavras tem na 4ª linha da quadrinha e escreva o seu respectivo número;
*fazer um X na
última letra das palavras: PINTADINHA,
LIGOU, PINTINHOS.
*pintar de
amarelo as palavras de duas sílabas que se repetem no texto.
2º. Momento: PEDIR PARA OS ALUNOS:
* Escrever os nomes
das figuras, onde aparecer o desenho da galinha pedir para escrever pintadinha,
onde aparecer o pintinho, pedir para escrever a palavra pé;
* Pedir aos alunos
que criem uma frase bem bonita relacionada ao desenho;
* Pedir aos alunos
que virem à folha e escrevam uma palavra (retirada do texto) com duas, três e quatro
sílabas. Peça que façam a separação em sílabas e escrevam o número de
letras de cada uma das palavras
escolhidas;
* Pedir aos alunos
que faça um triângulo na sílaba mediana da palavra trissílaba;
3º. Momento:
Ler o texto novamente para os alunos, chamando a atenção para as questões de
interpretação, compreensão e entonação. Aproveite o momento para trabalhar o
sentido das palavras.
4º. Momento: Ao final do trabalho, faça considerações à professora
a partir do trabalho desenvolvido.
Gostaram?
Beijo, beijo
sim
ResponderEliminarquero fazer parte do grupo.
ResponderEliminar