quarta-feira, 31 de julho de 2013
segunda-feira, 29 de julho de 2013
quinta-feira, 25 de julho de 2013
quarta-feira, 24 de julho de 2013
terça-feira, 23 de julho de 2013
Ideia Criativa - Colar romântico
Bom dia pessoal!
Para as mulheres que gostam de estar na moda, os acessórios são tão
importantes quanto as peças de roupa. Eles complementam a produção e podem
transformar uma combinação simples em elegante. Ainda mais se o acessório
escolhido tiver um toque de personalidade.
Quer dar um efeito especial ao seu look? Hoje vamos aprender a fazer um colar, estilo romântico, olha que fofo:
Materiais:
Feltro, pérolas, bordado inglês(não tenho certeza se esse é o nome certo!), corrente para cordão, tesoura e pistola de cola quente.
Como fazer:
- Para começar, corte três círculos de feltro e cole um pedaço do bordado inglês em espiral(de fora para dentro).
- Faça três flores. Cole as pérolas no centro de cada flor.
- Passe cola na parte de trás de duas flores e cole um pedaço da corrente em cada uma.
- Depois cole as três flores num pedaço de feltro (para fazer o acabamento da parte de trás e prender uma flor na outra) e recorte o feltro no formato do colar.
Que tal?!
Um mimo não é?
Espero que tenham gostado!
Beijo, beijo
segunda-feira, 22 de julho de 2013
sexta-feira, 19 de julho de 2013
quarta-feira, 17 de julho de 2013
sexta-feira, 12 de julho de 2013
quinta-feira, 11 de julho de 2013
Sondagem inicial ou Diagnóstico da turma - Parlenda do Jacaré
Nos primeiros dias de aula, o professor alfabetizador tem uma tarefa
imprescindível: descobrir o que cada aluno sabe sobre o sistema de escrita. É a
chamada sondagem inicial (ou diagnóstico da turma), que permite identificar
quais hipóteses sobre a língua escrita as crianças têm, com isso, adequar o
planejamento das aulas de acordo com as necessidades de aprendizagem.
A sondagem não é um momento para ensinar conteúdos e, sim, para o aluno
mostrar ao professor o que pensa sobre o sistema alfabético de escrita.
Portanto o único objetivo dessa atividade é fazer com que os alunos escrevam da
maneira como acreditam que as palavras devem ser escritas.
As atividades realizadas pelos alunos, individualmente, e as
respostas dadas por eles, durante as intervenções, que o professor realiza são
informações importantes para que possa acompanhar a aprendizagem de cada um em
relação ao sistema de escrita. Vale dizer que acompanhar a aprendizagem dos
alunos é uma tarefa permanente, o que não significa apenas diagnosticar, mas
intervir, trabalhar sistematicamente e avançar no processo de aprendizagem, não
devendo acontecer apenas em alguns meses do ano.
A “Parlenda do Jacaré” a seguir,
é um instrumento que permite ao professor, se aplicado conforme as orientações,
isto é, possibilitando ao aluno fazer as atividades, individualmente, sem a
ajuda do professor, retratar o momento da aprendizagem em que o aluno se
encontra. O que ele sabe e como sabe são informações importantíssimas para quem
ensina, porque só assim o professor poderá fazer a intervenção pedagógica com a
segurança de quem oferece o ensino no momento certo, e possibilita o
prosseguimento na aprendizagem com bases garantidas.
Esta é uma atividade de leitura
e escrita que envolve, num primeiro momento, a produção do aluno sem o apoio de
outras fontes escritas. Pode ou não envolver a escrita de frases simples. É uma
produção escrita do aluno que deve, necessariamente, ser seguida da solicitação
de sua leitura. É por meio da leitura em voz alta pelo aluno que o professor
terá condições de observar qual a relação que o aluno estabelece entre o que lê
em voz alta e o que escreve.
É importante, também, nesta
etapa, escolher um texto de gênero familiar, contendo mais ou menos seis
linhas, como nesse caso a parlenda e propor aos alunos que façam a leitura
individual para saber o que eles já sabem sobre a leitura, sendo, portanto, uma
estratégia que ajudará o professor no planejamento da intervenção pedagógica da
sua turma.
TRABALHANDO
COM OS DESCRITORES
TEXTO: PARLENDA DO JACARÉ
D3. Diferenciar letras de
outros sinais gráficos como os números
D4. Conhecer as direções e o
alinhamento da escrita
Solicitar ao aluno a escrita do
nome e data para o trabalho com os descritores:
D5 Identificar, ao ouvir uma
palavra, o número de sílabas (consciência silábica)
Quantas sílabas possui a palavra
CADEIRA
D6 Identificar sons de
sílabas (consciência fonológica e consciência fonêmica)
Identificar as palavras do texto
que terminam com o mesmo som
D7Compreender a função de
segmentação de espaços em branco na delimitação de palavras em textos escritos.
Quantas palavras tem a primeira
frase do texto? R. 04 palavras
D8 Ler Palavras
Circule no texto a palavra COMADRE
D9 Ler pequenos textos
Leitura do texto
D12 Inferir informações em textos
O que você entende por ESBORRACHOU?
D13 Identificar assunto de
texto
Qual o assunto do texto. O texto
fala de que? (a ideia central do texto)
D14. Formular hipóteses
Leitura do Título
De qual assunto este título se
refere
D23 Identificar gêneros
textuais diversos
Que tipo de texto é esse (Gênero
Textual)
D24 Reconhecer a
finalidade de gêneros textuais diversos
Para que serve o gênero textual parlenda?
D25 Escrever palavras
Escreva nas linhas abaixo os
nomes dos desenhos
D26 Escrever frases
De acordo com imagem escreva uma
frase ou texto
O jacaré mora na lagoa.
quarta-feira, 10 de julho de 2013
terça-feira, 9 de julho de 2013
segunda-feira, 8 de julho de 2013
Avaliação Diagnóstica do 3º ano/ Ciclo de Alfabetização
Olá pessoal! Segue uma Avaliação Diagnóstica de Língua Portuguesa seguida das orientações para aplicação e a chave de correção.
O que acharam?
Beijo, beijo
Beijo, beijo
sexta-feira, 5 de julho de 2013
quinta-feira, 4 de julho de 2013
Sequencia didática -Galinha Pintadinha
Pessoal, é difícil ver
uma criança que não goste de galinha pintadinha não mesmo? Partindo daí, segue
abaixo uma sequencia didática da Galinha pintadinha e sugestões de atividades
para trabalhar com a quadrinha.
Distribuir a quadrinha (texto) para cada aluno: Pedir para que leiam.
Ir de carteira em
carteira para ouvir a leitura e marcar discretamente no canto da folha: LF –
Lê com fluência , LSF – Lê sem fluência, LS - Lê silabando, NL- Não lê
Durante a leitura
faça algumas perguntas referentes ao texto como: Qual o nome da galinha? Quem ficou doente? O que os pintinhos foram
fazer?...
1º. Momento: PEDIR PARA OS ALUNOS:
* Grifar/Colorir as
palavras GALINHA, PINTADINHA, CARIJÓ,
PALETÓ. Perguntar o que estas palavras têm em comum. (Deixar que eles
concluam que elas “terminam iguais” ou que “combinam”). Perguntar qual nome se
dá para essa “combinação”. Se for necessário, explicar que o que são rimas. Ao
verificar que todos entenderam propor aos alunos que criem novas rimas a partir da palavra
selecionada;
* pintar de vermelho
os espaços entre as palavras do texto.
* fazer um círculo
na 1ª e na última palavra da quadrinha;
* contar quantas
palavras tem na 4ª linha da quadrinha e escreva o seu respectivo número;
*fazer um X na
última letra das palavras: PINTADINHA,
LIGOU, PINTINHOS.
*pintar de
amarelo as palavras de duas sílabas que se repetem no texto.
2º. Momento: PEDIR PARA OS ALUNOS:
* Escrever os nomes
das figuras, onde aparecer o desenho da galinha pedir para escrever pintadinha,
onde aparecer o pintinho, pedir para escrever a palavra pé;
* Pedir aos alunos
que criem uma frase bem bonita relacionada ao desenho;
* Pedir aos alunos
que virem à folha e escrevam uma palavra (retirada do texto) com duas, três e quatro
sílabas. Peça que façam a separação em sílabas e escrevam o número de
letras de cada uma das palavras
escolhidas;
* Pedir aos alunos
que faça um triângulo na sílaba mediana da palavra trissílaba;
3º. Momento:
Ler o texto novamente para os alunos, chamando a atenção para as questões de
interpretação, compreensão e entonação. Aproveite o momento para trabalhar o
sentido das palavras.
4º. Momento: Ao final do trabalho, faça considerações à professora
a partir do trabalho desenvolvido.
Gostaram?
Beijo, beijo