Objetivos:
- Estruturar textos de forma coerente e coesa.
- Refletir sobre os elementos responsáveis pela coesão dos parágrafos e construção do sentido do texto.
Ponto de partida: Texto completo
Texto: Uma lição de bruxaria
Giselda Laporta Nicolelis, Petrópolis: Vozes, 1994. (fragmento)
Certo dia, a vó me convidou pra passar o fim de semana com ela.
Disse que preciso aprender a fazer bruxarias, porque já tenho onze anos, e com
dezoito vou virar uma bruxa de verdade. Não posso perder tempo só
brincando...
A vó já tinha trazido todos os ingredientes do supermercado das bruxas: língua
de lagarto, asa de morcego defumada, sapo de todo o tamanho, fios de cabelo,
gatos pretos, urubus, poções mágicas... Tinha coisa que não acabava mais.
Até
um caldeirão novo — todo de cobre reluzente — a vó fez questão de comprar. Disse
que o caldeirão que ela usava estava meio rachado. Também, pudera. Quantos anos
ela usa o mesmo caldeirão? Precisava mesmo ser aposentado.
Então... A lição começou. Muito compenetrada, a vó começou a bruxaria: acendeu
o fogo, pôs o caldeirão novo sobre ele e, lendo aquele livro velho, todo cheio
de teias de aranha, foi pondo os ingredientes no tal caldeirão e explicando
para que servia cada um.
Logo
aquilo tudo começou a borbulhar, a ferver, a levantar fumaça, e a vó botando
coisa... Aí eu perguntei:
— Será que
vai dar certo vó?
— Quieta,
menina, a bruxa aqui sou eu! — disse a vó.
E o
caldeirão borbulhando, e a mistura subindo... Acho que a vó, no entusiasmo da
primeira lição, tinha feito uma bruxaria forte demais para o caldeirão novo.
Foi aí que
eu ouvi um estalo e, como se fosse um terremoto, tudo começou a tremer à nossa
volta...
— Foge vó! —
berrei.
Só deu tempo
da vó agarrar o livro de receitas e saímos voando na vassoura de estimação.
Sorte nossa! A explosão foi tão9 grande que o castelo — BIMBA! — veio abaixo,
como se fosse de cartas.
— Não se
fazem mais caldeirões como antigamente... suspirou a vó, desolada.
Depois
disso, a vó ficou pensativa, por um longo tempo. Só bolando uns planos
esquisitos.
Agora quer ser uma
bruxa moderna, superequipada. Diz que — depois de reconstruir o castelo, pedra
por pedra — em vez de caldeirão, só vai usar forno de microondas. E também vai
mandar colocar um motor a turbina na vassoura de estimação.
Ta falando até —
imagine só! — em trocar o velho livro de receitas por um computador...
Cá entre nós: não
é moleza aprender a ser bruxa. Mas que é divertido, ah isto é!
Texto fatiado e embaralhado:
É necessário xerocar o texto em uma folha mais resistente do que a sulfite, depois é preciso recortar e montar um jogo para cada dupla ou trio da turma. Coloque os pedacinhos de texto em um envelope.
Estratégias:
- Organizar os alunos em duplas ou trios e entregar um envelope com texto embaralhado para cada grupo. Em seguida, oriente os alunos sobre a importância de observar atentamente cada parágrafo antes de montar o texto. Durante a realização da tarefa, observe as hipóteses levantadas pelos alunos para no momento da correção retomar dúvidas quanto à coesão e sentido do texto.
- Realizar a correção oralmente e anotar na lousa as hipóteses e dúvidas da turma. Em seguida, entregue um texto completo para cada grupo e deixe que façam as correções e compreendam as escolhas do autor.
- Retomar estudo sobre coesão e uso dos sinais de pontuação para construção dos sentidos do texto a partir do desempenho da turma.
Sugestão de atividades após a montagem do texto:
1) Propor questões para interpretação oral e escrita;
2) Sugerir que os alunos proponham um novo final pra historia;
3) Coisas
do Passado... Coisas de Hoje
Objetivo: Comparar os objetos do passado com os atuais, percebendo as alterações tecnológicas que ocorreram.
Estratégias:
- Os alunos deverão fazer no caderno duas colunas: Cabeçalho 1ª coluna: Coisas do passado; 2ª coluna: Coisas de hoje.
- Salientar no texto objetos que a bruxa utilizava em seu dia-a-dia e para fazer suas magias e escrevê-los na 1ªcoluna.
- Escrever na 2ª coluna como seria este objeto nos dias de hoje.
- Pesquisa em casa com as pais no que se usava antigamente e como é agora. Em sala de aula, os alunos farão uma lista com objetos do passado pesquisados e como são os atuais. A lista poderá ser ilustrada com fotos ou desenhos, para que possam fazer comparação entre os objetos do passado e os atuais.
Intervenção pedagógica
- O que a Bruxa Macriméia usava? Vocês conhecem estes objetos? Vocês viram algum deles? Como estes objetos seriam hoje em dia? Por que eles seriam diferentes? O que vocês sabem sobre a palavra tecnologia? O que vocês acham que esta palavra representa? Os objetos utilizados pela Bruxa Macriméia são antigos ou atuais? Se tivéssemos que encontra-los para dar a Bruxa Macriméia, hoje em dia, o que encontraríamos? Que outros exemplos de objetos eram utilizados no passado e que foram substituídos por mais novos? Somente os objetos modificaram com o tempo? Alguém sabe mais alguma coisa que se modificou com o tempo? Como será que a Macriméia escrevia no passado? Que tipo de material ela usava para escrever? E agora como ela escreveria? Como seria a letra?Que tipo de material seria? Como eram os livros no tempo da Macriméia? E no tempo da neta da Macriméia? Qual tempo dos personagens que mais se parecem com o de vocês? O que tem de parecido?
Beijo, beijo!
Lauandah Antunes
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